Como gerir a locação de um imóvel?

Como gerir a locação de um imóvel?

Disponibilizar sua casa ou apartamento para hospedagem, seja por dia ou em formato flexível, por períodos um pouco maiores, é como ser dono de um negócio como qualquer outro. Se você já tiver um imóvel ou estiver pensando em investir em um, precisa estar preparado para gerir tudo que envolve essa iniciativa.

 

Como vou atrair interessados?

Decisão tomada, você vai partir para locação. Mas como vai divulgar seu produto? A lógica é a mesma de uma empresa, e nesse caso, seu produto é seu patrimônio. É preciso que seu imóvel seja facilmente encontrado e que todos os diferenciais estejam visíveis. As tendências do mercado imobiliário  são bastante atraentes e, justamente por isso, há muitas opções disponíveis. E isso não é ruim! Pelo contrário, há uma grande oportunidade de lucros com esse interesse crescente pelo imóvel ideal, por um período determinado.

Para se beneficiar do momento, é preciso se atentar a alguns pontos como destaque dos diferenciais, otimização de anúncios, monitoramento de concorrentes e recepção do público-alvo. Tudo isso para entregar da melhor forma o que é esperado para alguém que está procurando um lugar como o seu.

 

Como precificar?

É fundamental colocar na ponta do lápis impostos, manutenção e todos os custos que incidirem sobre a locação do seu imóvel. Será possível pensar no lucro, após o levantamento de todos esses dados.

Lembre-se que mais fatores podem influenciar no preço, e esse número pode sofrer variação ao longo do tempo.

Como por exemplo, o turismo pós-pandemia tem se apresentado como uma boa oportunidade para os proprietários porque vem se destacando pela alta da demanda de hospedagem por temporada. Além disso, a sazonalidade que se liga ao clima e à região onde está seu imóvel pode significar um aumento de renda.

Estar atento aos movimentos e tendências do mercado vai ajudar na hora de saber exatamente quanto cobrar.

 

Como efetivar a transação?

Pagamento antecipado? Aporte total ou parcial? Tem contrato? Como serão os termos de responsabilidade? O que cabe ao proprietário e o que cabe ao hóspede?

Todos os termos da transação precisam estar claros para evitar contratempos desnecessários. Não há como fugir desses detalhes, e tudo precisa estar exposto com a máxima minúcia para que nenhuma das partes tenha surpresas desagradáveis.

 

Adequando o imóvel para receber os hóspedes

Ao disponibilizar seu imóvel, é importante pensar na comodidade e experiência do hóspede. Pense nas necessidades que ele terá: caminho para as malas, espaço de lazer, se é permitido ou não pets e o espaço destinado a eles, utensílios disponíveis e, sem dúvida, a decoração. Quanto mais preparado estiver o ambiente, mais lucro para o proprietário e mais satisfação para quem alugar.

 

Por falar em imóvel preparado…

Não há como não pensar na manutenção e limpeza quando uma casa ou apartamento fica disponível para locação!

Existe o momento entre um locador e outro onde essas necessidades parecem ser mais óbvias. Mas e se uma lâmpada queimar? Já parou para pensar nisso? Até o que não se pode prever com certeza precisa ser levado em consideração. É preciso ter opções à disposição para solucionar pequenos reparos que podem ser necessários não só entre dois períodos ocupados, mas também durante cada período.

E a limpeza? Todos sabem que é preciso. Mas você já sabe quem contratar? Sabe se o serviço vai seguir o devido padrão de qualidade? Está certo de que o tempo disponível é o suficiente para limpar tudo sem deixar passar nenhum dele?

Quem ficará disponível para o hóspede? Como será feito o atendimento em caso de necessidades, dúvidas ou consulta de períodos? A confiança estabelecida na relação a partir de um bom atendimento só tem benefícios a agregar para ambos os lados.

E, caso haja portaria, quem vai avisar o porteiro para monitorar a entrada? Quem vai receber o hóspede? Quem vai ser o contato direto, caso ele precise? São muitos detalhes que precisam estar claros para que o interessado em alugar seu imóvel veja um valor real e tenha certeza que terá uma boa experiência.

 

É muita coisa…

Ufa! São muitos pormenores, não é mesmo? Estar preparado para atender e superar expectativas a favor de uma maior lucratividade não é nada fácil:

  • Os anúncios devem ser atraentes e distribuídos de forma eficaz nas plataformas;
  • Deve existir um padrão de qualidade;
  • Adequação de ambientes;
  • Reparos, manutenção e limpeza sempre disponíveis;
  • Desburocratização das transações;
  • Atendimento eficiente; etc.

Tudo isso sem deixar de lado sua própria segurança, enquanto proprietário, priorizando a lucratividade.

Por isso existem facilitadores, como a B.Homy, com experiência de mercado suficiente para garantir os melhores resultados com seu imóvel, sem que você precise despender tempo e recursos desnecessários para ser competitivo no segmento. E melhor! Com a certeza de poder contar com profissionais qualificados para cada etapa da locação do seu imóvel.

É possível ter todos esses serviços executados por especialistas no assunto, em um só lugar ! Explore suas possibilidades para lucrar mais sem se preocupar em gerir tudo sozinho!