VIDA NOVA AOS IMÓVEIS PARA ALUGAR
Nunca foi tão fácil alugar um imóvel para temporada no país. A boa notícia para locadores e locatários tem como […]
Ao contrário! Taí uma típica situação de dúvida boa. Afinal, quem está lidando com esse tipo de questionamento está perto de adquirir um imovel próprio. O que é sempre muito positivo. Portanto, partindo do princípio que esse momento é muito bom de se viver, vamos encarar os prós e os contras de cada opção.
A documentação exigida na negociação de imóveis na planta é bem simples.
Isso acontece porque, no primeiro momento, você assina apenas um documento de promessa de compra, em vez do contrato definitivo, que demanda muito mais burocracia.
A negociação também é mais simples, pois envolve apenas você e a construtora, sem cartório e outras intermediações.
Esse ponto é, sem dúvida, uma das grandes vantagens dessa opção.
Em comparação com o imóvel pronto, essa diferença pode chegar a 70%*.
Outra vantagem com relação à parte financeira é o período de quitação. Imóveis na planta oferecem financiamentos longos e parcelas intermediárias previamente determinadas em termos de datas e valores.
Para muitas pessoas, o fato de entrar em um apartamento ou casa que nunca foram habitados é fundamental. Esse perfil de proprietários também aposta na modernidade dos projetos recém desenvolvidos que, com certeza, entregam comodidades e acabamentos super atualizados.
Mais um ponto a favor dos imóveis adquiridos na planta é a personalização, uma vez que, quase sempre, a construtora deixa ao critério do futuro proprietário a escolha de pisos, armários, equipamentos como ar condicionado e outros itens do design interior.
O principal é o prazo de entrega que, na maioria das vezes, atinge de 2 a 4 anos. E, além do mais, pode ocorrer o alargamento desse período.
Outro ponto essencial é tomar muito cuidado quanto à construtora. Aposte numa marca que tenha idoneidade e reputação no mercado. Checar as opiniões de outros consumidores ou sites desse setor, também são boas medidas.
Uma das maiores vantagens é contar com o imóvel assim que o contrato estiver assinado. Isso quer dizer que, para quem tem pressa essa opção é a mais – se não a única – recomendada.
O imóvel pronto é o que é. Você não corre o risco de se decepcionar ao entrar na casa recém adquirida e perceber que era bem diferente daquilo que havia imaginado.
Existem pessoas que, ao contrário daquelas que escolhem comprar na planta, gostam de uma pegada “vintage” nas suas moradias. Afinal, os imóveis mais antigos podem apresentar exclusividades, tais como pé direito alto, tacos de madeira e azulejos originais e outras características que não são encontradas nos projetos atuais
Muitos imóveis podem apresentar, ao longo do tempo, pequenos (ou grandes!) problemas nos sistemas hidráulicos ou elétricos, por exemplo. O que vai acarretar despesas com consertos ou dor de cabeça ao negociar com o proprietário quem deve pagar o que.
Os imóveis prontos oferecem menos facilidade de financiamento e taxas mais altas. Isso significa que você precisa ter em mãos um capital que representa uma boa parte do valor total do imóvel. Dessa maneira, você consegue diminuir o período de financiamento e garante melhores negociações.
Portanto, o fator decisivo na decisão entre o imóvel na planta e o pronto é o seu momento de vida. Bem como os sonhos, planos e desejos que você vem construindo ao longo dos anos. Afinal, como foi dito no início, decidir sobre a compra de um imóvel representa uma boa perspectiva. Principalmente porque, de um jeito ou de outro, a comemoração na hora de pegar as chaves é garantida. Tim tim!
*Valores estimados, variando com o tipo do imóvel
Nunca foi tão fácil alugar um imóvel para temporada no país. A boa notícia para locadores e locatários tem como […]
É hora de viajar. Qual a melhor opção para se hospedar? Para passeio ou a trabalho, a boa experiência é sempre […]
Todos devem ter um plano de aposentadoria e, se não têm, deveriam ter. Afinal de contas, atribuir qualidade ao tempo […]