Como saber se devo investir em um imóvel para alugar?

Como saber se devo investir em um imóvel para alugar?

A partir de perspectivas atraentes para compra de imóveis atualmente, a aquisição com foco em locação vem sendo considerada por muitos. Com aportes financeiros em renda fixa com baixo retorno e em renda variável com tamanha instabilidade, outras opções vêm à mente e não é surpresa que o mercado imobiliário desperte interesse.

Especialistas apontam o momento favorável à compra, e as taxas incidentes para o aluguel fazem brilhar os olhos. No meio de 2021 a chamada “inflação do aluguel”, o IGP-M, acumulava alta de 35,75% nos 12 meses antecedentes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE).

Nesse sentido, é possível explorar os moldes de locação fixa ou flexível , sendo que na segunda oportunidade é possível se beneficiar da sazonalidade, e se você estiver preparado para essa variação, a lucratividade pode superar expectativas.

Conhecido por sua estabilidade, o segmento geralmente é ponto de atenção para investidores de diferentes perfis. Diante do atual cenário do país, como saber se esta é uma opção para você?

 

Qual é o seu perfil de investidor?

Esse é o primeiro passo: determine claramente seus objetivos. Quanto você pretende investir e quanto quer lucrar, tempo de retorno do investimento, quais as opções disponíveis para comparação, entre outros aspectos.

É preciso considerar o cenário pós-pandemia , mas também pensar em outras variáveis. Um ponto de partida bem definido dá mais segurança na tomada de decisão. Consulte especialistas no caso de você ter dúvida sobre por onde começar.

 

Se você está pensando em financiar um imóvel para locação…

Vale destacar que os custos de um financiamento não são exclusivamente a entrada e as parcelas. Gastos com impostos e taxas de cartório podem chegar a 5% do valor do imóvel, e mesmo que alguns bancos incorporem essas quantias às parcelas, verifique se está dentro do programado.

Depois de atestar que é uma opção viável, é hora de escolher. Para isso, é importante saber o que vai impactar diretamente na sua renda. Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas!

 

Como escolher o imóvel ideal?

Concorrência

Como em todo mercado, é importante saber como andam as ofertas na região. Tanto no quesito quantidade, quanto qualidade. Você deve levar em consideração até a decoração de seus concorrentes. Isso é tão relevante na hora de precificar a casa ou apartamento que fizemos um post especial só sobre o tema. Você pode ler clicando aqui

 

Considere o longo prazo

Olhe para o futuro e as perspectivas em um âmbito macro e microeconômico. Procure prospectar em quanto tempo você pode ter retorno do seu capital aplicado, considere custos iniciais e fixos por período, além de tentar prever o máximo de adversidades a fim de se preparar para elas.

 

Público-alvo

Se a intenção é comprar um imóvel direcionado à locação, pensar “para quem?” precisa entrar no planejamento para que o investimento seja mais assertivo.

 

O espaço disponível

Algumas tendências para 2022  apontam, por exemplo, que o espaço para lazer vem atraindo os consumidores que, após a necessidade de isolamento social, começaram a aproveitar mais o ambiente doméstico. Por isso, explorar as possibilidades para proporcionar mais comodidade pode ser um grande diferencial.

 

Conte com profissionais qualificados

 

Para aquisição

Busque um corretor de confiança para compra e assegure-se de ter todos os números envolvidos muito claros.

 

Para a locação

Existem inúmeras opções de intermediadores para transações, seja para o aluguel de longo ou de curto prazo.

Principalmente para os períodos menores, é importante que além da credibilidade, existam facilidades que garantam a comodidade do proprietário e a melhor experiência do locador.

Além disso, serviços que ofereçam diferenciais competitivos, como otimização de anúncios, influenciam diretamente na rentabilidade. Os resultados dos B.Hosts comprovam o quanto a expertise de mercado faz diferença.

 

Pense nas suas oportunidades e pondere os retornos de outros investimentos como títulos de renda fixa e variável para avaliar se um imóvel é uma possibilidade para você. Baixo retorno e instabilidade são alguns dos efeitos causados pela pandemia e precisam entrar na conta. Além disso, em função das novas situações de alerta em relação à segurança sanitária, muitos padrões de consumo podem se estender para os próximos anos, inclusive os que garantiram o bom momento para o mercado imobiliário.

Na hora de escolher deixar seu capital aplicado ou comprar um imóvel, esteja munido de dados que te dêem segurança de estar investindo certo, mesmo diante das oscilações de mercado.