Conheça os aluguéis short term e saiba como escolher o imóvel ideal para investir

Conheça os aluguéis short term e saiba como escolher o imóvel ideal para investir

Conhecimento é uma dádiva. No mundo dos negócios, ela pode ser o grande diferencial competitivo em relação ao ROI. Quer saber mais sobre os aluguéis short-term e como escolher o imovel ideal para começar a investir? Confira mais um artigo completo da B.Homy.

 

Por mais que sejamos uma empresa que anuncia imóveis nos principais sites de aluguel por temporada, devemos ser sinceros: nem sempre é possível conseguir aqueles tão sonhados alugueis seguidos.

Isso acontece, pois vivemos em uma economia que oscila bastante, por vezes, muito dependente de datas comemorativas e épocas sazonais.

Quer saber como fugir do óbvio e colocar o seu imóvel nos sites de aluguel, fazendo este investimento render mais de 12% ao ano? Acompanhe mais um artigo feito pelos especialistas da B.Homy!

 

Aluguéis Short-term como investimento: vale a pena?

Uma das melhores opções para investir em imóveis é por meio de aluguéis de curto prazo, chamados de Short-term Rent (STR).

Plataformas online como Airbnb, Homeaway e Booking revolucionaram o mercado e atraíram cada vez mais adeptos a este modelo.

Na Flórida, houve um aumento significativo de lançamentos de imóveis que permitem essa prática. Os incorporadores de Miami perceberam a demanda por tais propriedades e começaram a apostar nessa situação — o que foi essencial para esta prática tomar corpo.

 

Como este mercado surgiu

Antes de entendermos quando e porquê aluguel por curta temporada é um bom método de investimento, precisamos perceber que este é um mercado inicial.

Para explicar o que pode acontecer no Brasil e o que já acontece na américa do norte, vamos citar o exemplo dos Estados Unidos:

Muitas cidades e condados nos Estados Unidos ainda estão estudando como regulamentar essa prática. 

Por exemplo, na Flórida, tem distritos específicos que permitem contratos de aluguel de curto prazo e flexíveis.

Geralmente são casas de férias na área ao redor do parque temático. Em Miami, são os regulamentos de cada apartamento que ditam as regras.

Em Las Vegas, Nevada, a legislação sobre aluguel por temporada é muito rígida, quase proibindo esse negócio.

Essas leis foram elaboradas para proteger comunidades e hotéis. Imagine uma cidade como Las Vegas. De cassinos a hotéis, cada residente pode oferecer opções de acomodação em casa.

Isso é desastroso para o hotel e predatório para as principais atividades econômicas da cidade.

Portanto, se o seu objetivo é investir para obter renda por meio de aluguéis por temporada, escolha a cidade e a região certas.

É muito melhor comprar um imóvel em áreas onde a legislação apoia o aluguel de curto prazo.

Afinal, você não quer lutar contra as regras da cidade e correr o risco de ser multado.

Como encontrar o imóvel ideal para alugueis de curta temporada

Para construir um portfólio de propriedades visando aluguéis de curto prazo, três critérios básicos devem ser considerados antes da compra. Eles são:

 

  1. Localização: a propriedade está localizada em uma área que você possa administrar facilmente? É uma área turística? Como está a infraestrutura na área (facilidade de recrutamento de pessoal, lojas próximas, hospitais, farmácias, transporte);
  2. Retorno do investimento: Qual é o valor médio das propriedades na área? Qual é a cobrança média das diárias de curto e longo prazo? Qual é a taxa média de ocupação na área?
  3. Legislação: A região aceita práticas de aluguel por temporada? Existem ações de residentes e autoridades locais que irão causar dificuldades no futuro?

 

Benefícios de investir nos aluguéis de curto prazo (STR)

Suponha que você tenha encontrado um mercado que atenda aos seus critérios. Esse tipo de investimento pode trazer grandes benefícios. Eles são:

 

Maior retorno

O retorno dos aluguéis por temporada geralmente é muito maior do que o dos aluguéis tradicionais.

São vários os motivos para o aumento do valor diário das rendas de curto prazo. O principal fator é que o short-term exige que o proprietário faça mais trabalho e gerenciamento. 

Você também pode cobrar mais durante a alta temporada.

Cada mercado opera de maneira diferente. Geralmente, os aluguéis de curto prazo em áreas turísticas podem trazer bons retornos. 

Investigue as cidades e regiões nas quais você planeja investir.

 

Uso pessoal

Uma das vantagens do aluguel de curto prazo é que o locador também pode usufruir do imóvel.

Para aluguéis de longo prazo de residências fixas, isso não é permitido. Esta é uma das principais razões pelas quais as cidades de Miami e Orlando atraem tantos investidores.

O proprietário deseja poder usar a propriedade durante as férias e alugá-la pelo resto do ano. Esta é uma forma de possuir uma segunda propriedade.

 

Menos riscos, mais lucros

Embora seja necessária uma gestão mais cuidadosa, os aluguéis por temporada são menos arriscados do que os aluguéis de longo prazo.

Em termos de aluguel de curto prazo, os inquilinos são diversificados. Novos clientes sempre vêm e vão.

Isso é diferente de um único inquilino, se houver quebra de contrato ele ficará suspenso por um longo período até ser despejado.

Nos aluguéis de curto prazo, o risco de inadimplência é minimizado. As plataformas online para aluguel de propriedades forneceram uma série de procedimentos para minimizar inadimplências.

Nesse sentido, o pagamento com cartão de crédito é uma comodidade e segurança adicional.

Além disso, se o cliente não pagar, não terá muito impacto na receita total do ano, pois outros clientes vão ocupar o imóvel. Não há risco de passar meses sem renda como um aluguel de longo prazo.

Outra vantagem dos contratos de aluguel de curto prazo é que os inquilinos costumam ser turistas ou profissionais que passam pela área.

Seja por trabalho, família ou qualquer outro motivo, os hóspedes não têm intenção de se hospedar naquela cidade.

Geralmente são turistas que circulam ou profissionais que participam de reuniões ou eventos. Isso reduz muito o risco de ter que despejar inquilinos.

 

Manutenção de propriedade

Manter propriedades para inquilinos de longo prazo também costuma ser mais caro.

Normalmente, após a assinatura de um contrato de longo prazo, o imóvel é devolvido em um estado muito inferior do que quando foi entregue.

Embora o contrato de locação preveja manutenção por parte do locatário, na verdade isso não vai acontecer como esperávamos.

Em situações em que os inquilinos precisam ser despejados, a situação é ainda pior. É difícil obter compensação por qualquer dano causado.

A realidade é que quase sempre após a assinatura de um contrato de longo prazo, o imóvel necessita de algum tipo de reforma antes de poder retornar ao mercado.

Os custos de renovação acabarão por reduzir a taxa de retorno do investimento, reduzindo assim a atratividade do negócio.

Nos aluguéis de curto prazo, a dinâmica é diferente. O proprietário aparece com mais frequência no imóvel porque pode realizar fiscalizações a cada ponta do contrato.

Se ocorrer um problema, ele pode ser resolvido rapidamente antes que se torne sério, para que a propriedade possa ser mantida de forma mais eficiente e barata.

Geralmente, em aluguéis de curto prazo, há muito poucos danos. Na maioria dos casos, tudo se resume a coisas triviais, como um prato quebrado ou uma lâmpada queimada.

A prática do aluguel de curto prazo é uma tendência e está em constante evolução. À medida que a influência da empresa no mercado imobiliário aumenta, ainda existem muitas legislações que precisam ser introduzidas.

 

Agora que você conhece os aluguéis short-term e sabe como escolher o imóvel ideal para começar a investir, que tal acessar o nosso site e descobrir os motivos pelos quais você pode utilizar nossos serviços?

 

Nossos especialistas estão preparados para encontrar o melhor imóvel para você, bem como encontrar hóspedes interessados em alugar sua propriedade! Acesse o link e confira as opções disponíveis!