Como decorar imóveis para a locação por temporada.

Como decorar imóveis para a locação por temporada.

Localização é sim muito importante, mas o consumidor é fisgado pelo visual – não sem razão – as fotos da casa são destaque de qualquer anúncio, e em meio a uma grande ofertas de casa, gerar esse primeiro impacto é o que pode fazer seu imóvel ser o escolhido, ou não!

Mas calma! Existem soluções simples e econômicas que criam um resultado final surpreendente no visual da casa. Criamos esse material com 10 dicas de ouro para o seu imóvel performar melhor nas plataformas de locação sem precisar de uma obra demorada e cara.

1 – Use a estrutura atual do seu imóvel. 

É muito importante não esquecer em nenhum momento que o objetivo do imóvel é gerar receita; “mais razão e menos emoção” deve ser o seu mantra, então toda melhoria deve ser pensada pela ótica do custo benefício.

Aproveite a estrutura do seu imóvel, evite quebrar paredes e mexer nas estruturas e busque realçar com criatividade o que ele já tem de melhor.

Pesquise o melhor preço, busque soluções alternativas e mantenha o orçamento sob controle.

2- Prefira itens de decoração que fiquem fixos.  

Se tudo der certo, muitas pessoas diferentes passarão pelo seu imóvel, a lógica para escolha de objetos de decoração deve considerar toda essa movimentação. Evite itens pequenos e soltos, a chance deles se perderem e mudarem de lugar é grande; e um item de decoração na posição errada pode não gerar o efeito visual desejado, ou até mesmo causar uma impressão negativa.

Prefira objetos que possam ser pregados nas paredes ou que fiquem presos à alguma superfície.

3- Pense no caminho da bagagem dos hóspedes pelo imóvel 

Esse é o tipo de coisa que você não pensaria ao decorar a casa em que vive, mas precisa considerar no seu imóvel para locação.

Pense no caminho que a mala fará da porta de entrada até o guarda-roupa, vale a pena até mesmo você fazer esse teste na prática e andar pelo imóvel com uma mala de rodinha.

Tem algo no caminho que seria derrubado ou arrastado pela mala?  Se sim, considere retirar.

A largura da mala tamanho M varia entre 35cm e 48cm, mas as políticas de restrição de bagagens de mão das companhias aéreas têm fixado este padrão em 40 centímetros.  Tente manter essa largura de espaço livre, pelo menos nesse fluxo da entrada ao quarto.

Observe os cantos dos seus móveis e tente proteger as quinas. Se for comprar móveis novos considere os que possuem perfis de alumínio.

4- Considere um móvel de marcenaria para o apoio das malas

Oferecer um local em que o hóspede possa apoiar e abrir a mala é um diferencial que requer pouco investimento e com certeza será valorizado rendendo avaliações positivas.

A alternativa padrão é usar um suporte móvel retrátil de metal, mas a dica dos nossos designers é fazê-lo com marcenaria.

Você irá otimizar o espaço, já que a parte de baixo do móvel poderá servir de armário ou nicho; terá um ambiente mais organizado e menos um item móvel para ser perdido pelo imóvel ou quebrado; evitará que a mala que veio da rua seja apoiada em cima da roupa de cama e com certeza o resultado estético será muito melhor.

A dica adicional dos nossos arquitetos é usar ripas no acabamento do móvel de apoio, assim a mala não terá contato direto com a madeira, evitando arranhões e desgastes.

5- Pintura das paredes, a melhor amiga da decoração para locação flexível 

Você pode mudar completamente o design do seu imóvel trocando somente as cores da parede, e com criatividade, técnica e boas referências o resultado poderá ser surpreendente e causar aquele efeito “UAU” nas fotos que conquistam os hóspedes.

Desenhos geométricos, pintura do teto, cores mais fortes acompanhando a altura dos móveis, pintura de moldura…. são muitas as técnicas e o efeito final pode ficar incrível e o melhor de tudo, por um preço muito menor.

Busque referências que combinem com a sua estrutura e não abra mão da qualidade da tinta e do profissional que fará a pintura.

Temos algumas dicas específicas neste tópico:

  • Tintas coloridas na parte alta da parede e teto
    Use branco e cores claras do chão até 2 metros e pinte o restante com tintas coloridas mais escuras, ficará super moderno sem deixar pesado ou escuro.
  • Esqueça os quadros, use as tintas
    Pinturas geométricas e até mesmo desenhos na parede são uma forma de substituir os quadros que tendem a ser itens caros da decoração.

6- Escolha tintas que você consiga encontrar quando precisar de reparos

A dica anterior pode ter te deixado animado para escolher várias cores de tintas diferentes, mas é muito importante garantir que você conseguirá encontrar essas mesmas cores quando precisar fazer um reparo.

Lembrando que a mesma cor de marcas diferentes podem ter variação depois de secas e aplicadas, então pense nisso na hora de escolher porque sem a tinta correta, o que seria resolvido com uma demão, pode precisar de uma nova pintura completa.

Anote em algum lugar a referência da cor e da marca, assim você poderá consultar quando precisar comprar.

É importante ressaltar que algumas cores são mais “chatas” para serem retocadas, mesmo com a mesma tinta:

  • Vermelho
  • Azul Marinho
  • Preto

7- Fixe muito bem os quadros

Não tem nada pior do que um quadro torto, ele rouba toda a atenção e causa um efeito bem negativo.

Na hora de pregar os quadros, use 2 parafusos e fita banana para eles ficarem bem fixos à parede.

Lembre-se que o imóvel terá um um fluxo de pessoas maior. Quadros são itens caros e você definitivamente não quer que eles quebrem podendo até machucar alguém.

8- Evite sofás e estofados e rodapés claros 

Os motivos desta dica são óbvios, os estofados claros são lindos mas sujam e mancham muito mais rápido.

Uma boa saída para destacar o sofá é escolher tecidos mesclados e estampas com mistura de cores e padrões.

Eles irão garantir um toque de bom gosto, e mesmo com a base clara, são mais resistentes a manchas e sujeira aparente.

9- Tapetes podem não ser uma boa idéia

Ainda pensando na praticidade na hora da limpeza e menor deterioração do seu investimento, pense muito bem antes de usar tapetes no seu imóvel para locação flexível.

As chances dele manchar, rasgar e até ter as pontas levantadas e fazer alguém tropeçar são grandes.

Além disso, você precisará incluir no seu orçamento a lavagem do tapete de tempos em tempos, e isso será um custo adicional.

10- Projete a marcenaria pensando na locação flexível

Na hora de fazer o projeto de marcenaria, não se esqueça da finalidade do imóvel em nenhum momento.

Soluções pensadas para o dia-a-dia de um morador que seriam padrão podem ser deixadas de lado, tornando o projeto mais funcional e econômico.

Compartilhe com o seu marceneiro a informação de que o imóvel terá diferentes moradores de passagem, ele pode fazer algumas substituições inteligentes.